Um artigo bem simples, mostrando um passo a passo para os iniciantes de como conectar o ESP8266 (ou qualquer outra placa se você abstrair) na plataforma da IBM, o Bluemix. Coloco-o aqui na integra. O original se encontra aqui.
Já faz um tempo que toda vez que tenho que usar a IDE do arduino tenho que rodá-la como root e isso tem me incomodado um pouco. Isso porque a IDE realiza acesso as portas seriais para carregar as aplicações nas placas. Mas se eu rodar a IDE como root onde está a segurança nisso? Qualquer coisa pode acontecer com um sistema quando rodar um programa como root.
Então, procurei uma forma de solucionar esse problema. Praticamente, todas as pessoas que encontrei na internet resolveram o problema da seguinte maneira. Adicionando o usuário que utilizam no grupo de usuários que controlam o dispositivo de conexão com o Arduino.
sudo usermod -a-G dialout $USER
Mas na minha máquina não funcionou. Então vamos entender o problema e encontrar a solução.
A correria anda grande e cheia de viagens a trabalho (cheias mesmo), e todas para locais com praticamente zero comunicação com a internet e longe de tudo. Mas ainda existem alguns poucos pontos de inflexão em que tento realizar algumas coisas só minhas. Essa é/será uma delas.
Recentemente participei no LHC de uma oficina oferecida pelo Grande mestre Felipe Neves na qual ele explicava sobre o desenvolvimento de um RTOS e seus funcionamentos, usando um que ele próprio está construindo. Como era um assunto que sempre tive interesse, eu logo me inscrevi e comecei a participar. Ai, acendeu um brilho nos olhos =D.
Este “brinquedo” possui um processador MT7688AN (datasheet) da mediaTek, rodando a 580MHz com 32MB de Flash e 128MB de memória RAM (DDR2) com o OpenWrt, uma distribuição linux voltada para roteadores. Mas além disso, existe a versão “Duo” que contempla um micro ATmega32U4, para aplicações simultâneas usando a própria IDE do arduino. Ambos os micros conectados e comunicando via uma porta serial, deixando tudo mais fluido e prático possível.
Seu único porém, que eu identifiquei até agora, é a falta de bluetooth.