Usando a IDE do Arduino sem root

Já faz um tempo que toda vez que tenho que usar a IDE do arduino tenho que rodá-la como root e isso tem me incomodado um pouco. Isso porque a IDE realiza acesso as portas seriais para carregar as aplicações nas placas. Mas se eu rodar a IDE como root onde está a segurança nisso? Qualquer coisa pode acontecer com um sistema quando rodar um programa como root.

Então, procurei uma forma de solucionar esse problema. Praticamente, todas as pessoas que encontrei na internet resolveram o problema da seguinte maneira. Adicionando o usuário que utilizam no grupo de usuários que controlam o dispositivo de conexão com o Arduino.

sudo usermod -a -G dialout $USER

Mas na minha máquina não funcionou. Então vamos entender o problema e encontrar a solução.

Dei uma olhada e percebi que no meu sistema não existe o usuário “dialout”. Para identificar o grupo de usuários que você deve se adicionar use o comando ls sobre os dispositivos que vai acessar, ou seja as portas seriais (pasta /dev), e veja quais grupos tem acessos a esses dispositivos.

$ ls -l /dev/tty*
...
crw-rw---- 1 root   uucp 188,  0 jun 25 20:48 /dev/ttyUSB0
...

A quarta coluna no resultado do comando é o grupo de usuários com acesso a esse dspositivo. Normalmente as placas de arduino ficam sempre nos dispositivos /dev/ttyUSB* ou /dev/ttyACM*.

Assim, insira o grupo correto no comando, reinicie o login para ter efeito e seja feliz.

sudo usermod -a -G uucp $USER

Agora sim, conciência tranquila ao usar a IDE =).

Comments