E o ano começou agitado. Agora tenho em mãos a MediaTek LinkIt™ Smart 7688, uma beleza!
Este “brinquedo” possui um processador MT7688AN (datasheet) da mediaTek, rodando a 580MHz com 32MB de Flash e 128MB de memória RAM (DDR2) com o OpenWrt, uma distribuição linux voltada para roteadores. Mas além disso, existe a versão “Duo” que contempla um micro ATmega32U4, para aplicações simultâneas usando a própria IDE do arduino. Ambos os micros conectados e comunicando via uma porta serial, deixando tudo mais fluido e prático possível.
Seu único porém, que eu identifiquei até agora, é a falta de bluetooth.
O fato de ter dois processadores na mesma placa permite aplicações bem interessantes, assim como um core heterogêneo, mas nesse caso, fisicamente separados. Um exemplo prático seriam aplicações onde o ATmega controla e atua, deixando o processamento e tomada de decisões para o micro da mediaTek (MT7688AN), que roda um linux. Um processador com linux simplifica muito as aplicações, pois deixa elas mais flexíveis para usar diversas plataformas e frameworks prontos e mais alto níveis, além de resolver todos os problemas de conectividade com a rede (IoT easy-easy).
A versão Duo custa $15,90, e a versão normal custa $12,90 (valores conferidos em 01/03/2017). Pois é, como muitos já sabem, os micros da Atmel de AVR atualmente são bem caros, principalmente o ATmega, o que justifica bem essa diferença de preço.
Ele já vem com uma GUI pronta, para quando se conectar já configurá-lo. Então quando começar, conecte-se na rede que ele cria e configure-o usando o próprio navegador em http://mylinkit.local. A partir daí, é correr para o abraço. Use as ferramentas padrões para acessá-lo, como ssh, ou via serial e pronto, tem acesso a usar tudo que precisa.
Veja o mapa de pinos da versão Duo. Para ver a versão normal, clique aqui.
A própria página da mediatek tem uns tutoriais para você aproveitar com bastante documentação, que vem crescendo a cada dia, e também existe um forum para dúvidas.
Agora é só brincar!
Comments