[Impressora 3D] Dicas para alinhamento da mesa

Faz um tempo que possuo uma impressora 3D como hobby aqui em casa. Apesar de não fazer grandes coisas com ela, e nem saber projetar coisas muito complexas, uso ela para imprimir coisas úteis e legais que acho pela internet.

Por exemplo esse suporte de livros com HD velho, bem legal.

placeholder

Ou ainda, esses bonecos bem bacanas.

placeholder

Mas meu principal desafio toda vez é calibrar e ajustar ela para imprimir novamente. Então vou compartilhar uma dica valiosa com vocês e facilitar esse processo.

Essa dica recebi de um amigo, e tem me ajudado bastante nas últimas impressões. Consiste em mover o bico para as extremidades da mesa e alinhar a mesa manualmente em cada uma das extremidades (os quatro cantos). Apesar da minha mesa possuir Bed Auto Leveling (BAL), muitas vezes ela não “consegue” imprimir corretamente.

O objetivo é fazer o alinhamento da mesa em relação ao bico. Para isso vamos deixar o bico a uma distância quase igual da mesa nas extremidades onde existe ajuste da mesa. Nesse processo, no meu caso eu dou um HOME (X, Y e Z). Depois ergo o bico (Z) e movo a mesa para as extremidades. Depois de posicionada eu volto o Z para 0. Entre o bico e a mesa eu coloco 2 cartões de visita juntos. E ajusto a mesa para deixar a distância entre ela e o bico exatamente a distância da espessura dos dois cartões juntos, deixando os cartões deslizando facilmente entre a mesa e o bico. Repito esse processo para os quatro cantos da mesa. Feito isso, partiu impressão. No meu caso, tem sempre funcionado.

placeholder

Muito provavelmente a distância entre o bico e a mesa vai variar para cada impressora, mas não costuma ser muito diferente disso.

Agora, só imprimir mais e mais coisas.

Comments