Yocto Project

Recentemente comecei a trabalhar em um projeto com linux embarcado, e diante da necessidade de melhorar o consumo, foi necessário tentar otimizar o linux que rodava, para tentar reduzir todos os processos e todas os programas e aplicaçãoes que rodam desnecessariamente nesse projeto consumindo processador e por sua vez, consumo de energia.

Enfim, o que eu precisava era construir uma distribuição linux customizada para uma aplicação embarcada dedicada. E assim, surgiu o momento para me dedicar para aprender um pouco mais do Yocto Project.

De maneira muito sucinta, o Yocto Project é um conjunto de ferramentas para auxiliar na criação de imagens customizadas de sistemas baseados em Linux para sistemas embarcados. Baseada no Poky, que por sua vez foi baseada no OpenEmbadded.

placeholder

O sistema funciona processando instruções presentes em metadata atráves do BitBake, gerando então as imagens, e SDK’s, entre outras coisas, para o Sistema final. Então, os metadata são um conjunto de receitas que descrevem a construção de cada componente do sistema e o bitbake executa essas receitas. E sim, existem várias receitas prontas, como Qt, banco de dados, Chromium, Java, Phyton, Perl, Ruby, Lua, Node.js, e por ai vai. Simples como mágica.

Ainda estou tentando entender todas as variáveis e o funcionamento desse sistema, mas existem diversos materiais e tutoriais disponíveis na internet, como a propria documentação e em protuguês o portal embarcados.

Bora aprender algo novo!

Comments