Maker Hacklab

Nos finais de semana de 14-15 e 21-22 de maio, ocorreu o Maker Hacklab. Evento, o qual, tive o prazer de participar e conhecer muita gente boa. Uma maratona de negócios em Internet das Coisas, a proposta era de desenvolver, em 2 finais de semana, negócios envolvendo a integração de hardware e software na nuvem.

placeholder

Diferente de um StartupWeekend, o evento foi mais sólido em termos de distribuição de informação e formação dos participantes durante o evento. O fato de ser mais longo propiciou a possibilidade de uma validação mais sólida e a construção de protótipos e modelos de negócios mais consistentes. Outro fator, que achei muito legal no formato deste evento, foi a possibilidade da integração da equipe ao longo da semana, o que possibilitou equipes mais integradas e ligadas emocionalmente pelo mesmo propósito, de construção de um negócio válido, viável, e com um protótipo funcional.

O Evento foi organizado pelo CEU, centro de empreendedorismo da unifei, junto com a AgroSmart, startup da área agrícola, e teve a presença de muitos mentores com grandes conhecimentos técnicos em todas as áreas abordadas no evento, como de hardware, software e de business. O evento também contou com a apoio da Baita e do sebrae.

No final do evento, Renato Toi da Baita, antes de anunciar os vencedores, comentou sobre a transparência das startups em apresentações e sobre a importância de reconhecer e aprender com erros, afinal uma startup consiste num ciclo de desenvolvimento para aperfeiçoamento da mesma. Estes comentários, apenas reforçaram todo o conteúdo apresentado no evento e, particularmente comigo, reforçam o ímpeto em empreender.

Por uma felicidade, em meio a tanta gente boa, cai em uma equipe fantástica, e conseguimos alcançar o primeiro lugar no evento com um projeto muito bom e consistente. Mais para frente coloco mais detalhes sobre o projeto. Pude também, além de contribuir com minha equipe, contribuir com as demais equipes auxiliando em algumas questões técnicas. E digo, que sempre vale a pena compartilhar conhecimento, independente se está em uma competição.

Resumindo: foi um evento fantástico.

Comments