Genuino Day!: O evento e minha palestra

Todos os anos, maker, entusiastas e profissionais da eletrônica e da computação em geral, se reunem para compartilhar conhecimento em torno do evento Arduino Day, agora chamado de Genuino Day. Criado com o propósito de difundir a marca no dia do seu aniversário, hoje o evento é um difusor da cultura maker, do faça você mesmo, e da eletrônica e computação. O evento estimula as pessoas atráves de palestras, conversas, demonstração de projetos, partilhando suas experiências, tudo de maneira aberta ao público e de forma colaborativa, estimulando-os a aprender e soltar sua imaginação nos projetos.

placeholder

Este ano o evento aconteceu no dia 2 de Abril em diversas cidades do Brasil (varonil).

O site oficial mostrava em todo o mundo a localização dos eventos, cadastrados pela comunidade. Normalmente os eventos são gratuitos e abertos a toda comunidade. Este ano, ministrei uma palestra no evento organizado pelo GodzillaHC de São Carlos (hackerspace ainda em formação) junto com Warthog e o ICMC (Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação) da USP.

O tema da palestra foi “IoT usando o ESP8266”. Nela abordei desde os conceitos da Internet das Coisas, até a programação do ESP8266 pela IDE do Arduino de forma prática. Foi muito legal compartilhar uma ideia com o pessoal sobre essas coisas. Estou disponibilizando os slides da minha palestra no meu GitHub para quem quiser dar uma olhada. Ao final da palestra, mostrei na prática a execução e envio de dados ao servidor da ThingSpeak pelo módulo do ESP8266. Esta aplicação também está disponível. Façam bom uso =D.

placeholder

#ArduinoD16

Comments