Usando a interface do arduino para programar o ESP8266

Desde que o ESP8266 surgiu, muito se vem falando sobre os SoC que visam a “internet das coisas”. Mas o foco maior de todas essas placas com suporte a Wifi é facilitar e proporcionar uma boa plataforma para prototipagens. Qualidade que o Arduino possui há muito tempo e com ampla expertise. Então, eis que surge no meio de tanta comoção com o ESP8266 com comandos AT, NodeMCU e até mesmo o MicroPython (que ganhou notoriedade a pouco tempo) suporte do ESP8266 para programação direta com a IDE do arduino (já faz um tempo =P).

Projeto mantido pela própria Espressif, o suporte para a IDE do arduino facilita em muito a prototipação de projetos para muitos que vem desse universo maker. O projeto dispõe de muitas bibliotecas do arduino já portadas e com a mesma interface, tais como WiFi (usando TCP e UDP), HTTP, mDNS, SSDP, SPI, Serial, Ticker, GPIO, entre outras.

Vou ensinar aqui como instalar e configurar o ambiente, e rodar um exemplo.

1 Instalando a IDE

Instalando a IDE do arduino. Caso você já a tenha instalada em sua maquina, pode ir direto ao passo 2.

Baixe e instale a IDE do site oficial do arduino.

2 Adicionando o repositório das bibliotecas do ESP8266

Neste passo iremos adicionar o suporte a placa do ESP8266.

Dentro da IDE, vá em Arquivo, Preferências. Em Aditional Board Manager, clique no canto direito e insira a URL:

http://arduino.esp8266.com/stable/package_esp8266com_index.json

Clique em OK.

placeholder

3 Instalando as bibliotecas e ferramentas

Adicionado o suporte, agora iremos baixar os arquivos necessário para a IDE do arduino gerar e carregar programas para a ESP8266.

Em Ferramenta, Placa tem uma lista das placas suportadas pela IDE do arduino. Vamos adicionar a ESP8266 a essa lista, para isso vá em Boards Manager e procure por “ESP8266”, e instale o módulo encontrado.

placeholder

4 Brincando

Instalado o suporte, vamos agora brincar.

Em Arquivo, Exemplos, você pode encontrar vários programas prontos já utilizando algumas bibliotecas como EEPROM e Wifi, e até um exemplo de como chamar as funções do SDK do ESP. Obviamente, rodo aqui o clássico ‘‘Blink’’, afinal por que não?!.

5 Configuração para flash

Configurações para gravação do programa.

No menu Ferramentas, você encontra um menu para selecionar sua placa, caso ela não esteja nesta lista, selecione Generic ESP8266 Module, desta forma ele mostra todas as configurações necessárias para realizar a gravação. No meu caso, estou com um ESP8266-01.

Coloque a placa em modo de boot, ligando o ESP com o GPIO0 conectado ao GND.

Feito isso, mande carregar o programa.

placeholder

Tcharãn!

E pronto!

Neste momento o led interno da placa deve estar piscando. Retire o GPIO0 do GND para garantir que sua placa não entre no boot novamente.

Agora só dar asas a imaginação e tentar reproduzir seus projetos do arduino nesta plaquinha.

Comments